quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Centros de Atendimento as Crianças portadoras de Necessidades Educativas Especiais

É o complemento da educação recebida em casa pelos pais, auxiliando assim no processo de desenvolvimento da criança. É necessário compreender a verdadeira função da escola como, por exemplo, estimular a comunicação da criança em casa, visto que o trabalho da fonoaudióloga só é válido se continuado em casa. A probabilidade dá criança responder a um estímulo em casa, é em determinados casos, maior do que responder a este estímulo na escola. É na escola também, e principalmente que os pais tiram as dúvidas e recebem as orientações sobre estímulos necessários em casa.
As escolas ditas Escolas Especiais, referem-se à escolas destinadas ao atendimento de crianças que apresentam necessidades educativas especiais, onde desenvolvem ao máximo potencialidades específicas de cada criança, que quando possível, atingem o desenvolvimento independente da criança, seja em áreas pedagógicas ou em atividades domésticas, profissionais, ocupacionais e em cuidados pessoais.
Uma das principais razões para o surgimento da educação especial segundo Kirk e Gallagher (2002), é a grande diversidade de capacidades e desempenho escolar dos alunos de uma faixa etária e nível escolar semelhantes. O ideal seria se os professores de séries iniciais conseguissem trabalhar com planejamentos individualizados, para satisfazer as necessidades de cada aluno. Por este motivo os programas de educação especial criam currículos que atendam as diferenças interindividuais de cada aluno.
Há escolas específicas para o atendimento de cada deficiência, onde se procura determinada especialização, a fim de oferecer um trabalho adequado às necessidades das crianças. Desta forma podemos citar os seguintes modelos:
- Escolas para Deficiência Visual: trabalham com crianças com perdas visuais, totais ou parciais. O objetivo desta escola é educar e reeducar utilizando outros sentidos e recursos importantes em sua vida.
- Escolas para Deficientes Auditivos: trabalham com crianças com perda total ou parcial e incapacidade da audição. O objetivo destra escola é fazer com que a criança aprenda a se comunicar e a falar mesmo sem escutar, através da linguagem gestual ou oral.
- Escolas para crianças com distúrbios psiquiátricos: trabalham com crianças com autismo infantil e a esquizofrenia infantil. O enfoque destas escolas é buscar a interação da criança com objetos, pessoas e consigo mesmo, visando uma vida social e saudável independente de cuidados de outros.
- Escolas para Deficiente Mentais “não graves”: trabalham com deficientes leves e moderados ou educáveis, atendendo assim crianças que não conseguem acompanhar uma classe normal, apresentando um ritmo mais lento, onde há necessidade de mais tempo para desenvolver suas potencialidades.
- Escola para Deficientes Mentais Graves: existe uma dificuldade dos pais em encontrar este tipo de escola que trabalhe com este tipo de criança, pois normalmente são atendidas em instituições em regime de internato ou semi-internato (final de semana em casa). Os objetivos destas instituições é trabalhar com cuidados básicos e terapia ocupacional, para um desenvolvimento significativo.
- Escola para Deficientes Motores (sem deficiência mental): são divididos em dois grupos: no primeiro apenas depende da cadeira de roda, ou seja, em locomoção, higiene e alimentação (paralisia cerebral do tipo tetraparesia espástica, sem deficiência mental, por exemplo). Esta criança encontra barreira no aspecto arquitetônico da escola regular, onde algumas escolas se negam em aceitar estas crianças, demonstrando falta de preparo. No segundo grupo a integração torna-se mais difícil, pois a criança necessita de cuidados que escola não esta capacitadas a oferecer, métodos alternativos de escrita, adaptações do espaço físico, profissionais capacitados para atender à estas crianças.
- Escolas para Deficientes Múltiplos: esta escola trabalha com crianças que apresentam mais de uma deficiência, exemplo: deficiência física e mental, ou deficiência física e auditiva ou visual, ou ainda deficiência mental e auditiva e etc. Percebe-se uma grande dificuldade por parte de pais em conseguir encontrar escolas adequadas que ofereçam um trabalho de boa qualidade aos portadores de deficiências múltiplas.
- Escola Especial: o trabalho é totalmente voltado para as crianças especiais.

Nenhum comentário: