segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Lateralidade

A lateralidade é a capacidade da criança em poder olhar e agir para todas as direções com equilíbrio, com coordenação mínima e noção de espaço, na qual a criança vai descobrindo aos poucos os sentidos laterais. Permite executar dois ou mais movimentos simultaneamente em lados opostos, devendo ser trabalhada com muita calma para respeitar o tempo da criança.
Para Le Boulch, a lateralidade é entendida como função da dominância, sendo uma capacidade funcional o suporte da intencionalidade, que será desenvolvida durante a investigação da criança que se confronta com seu meio. É a ação educativa fundamental, que permite a criança organizar suas atividades motoras globais, desta maneira coloca-se a criança em condições de construir uma lateralidade homogênea e coerente. (LÊ BOULCH apud ALMEIDA, 2007, p. 61).
Para auxiliar o desenvolvimento da lateralidade as atividades, devem respeitar a idade de cada criança, podendo ser as seguintes: dar comandos de esquerda e direita para elas seguir dentro da sala de aula, fazer desenhos em papel grande no comando do professor, desenhar no centro do papel uma piscina localizando sua esquerda e direita, utilizar placas de transito em sala de aula, passear pelo bairro da escola localizando direita e esquerda, utilize uma porção de chaves em um molho e peça que a criança abra fechadura usando a mão direita, depois a esquerda, utilize recortes de papel para colagem utilizando mão direita depois esquerda, reprodução de desenhos com a mão direita e depois esquerda, e trabalhos diversificados com bola, quando houver erros reconstrua com as crianças os acontecidos sempre motivando.

Nenhum comentário: