segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Percepção temporal

Em primeiro momento a noção de tempo para a criança, só acontece de duas formas: o agora e o muito depois. Aos poucos a criança percebe que o tempo antes, durante e depois são coisas interligadas e que quase todas as nossas ações, são dependentes dele. O tempo é uma das mais difíceis habilidades para se trabalhar na escola de educação infantil, pela dificuldade de se distinguir, por parte da criança o tempo real do tempo ficcional. As atividades que auxiliam no desenvolvimento da criança deficiente mental são: coloque uma garrafa PET com água e espete a garrafa com uma agulha de injeção, observe que isso irá se transformar em uma conta gotas. Comece contar com as crianças quantas gotas caem em espaço de tempo. Nesta atividade pode-se utilizar um despertador, um calendário para poder marcar a contagem do tempo. Não esqueça de sempre resgatar o que aconteceu ontem. Conte e reconte historias e depois faça perguntas sobre a mesma, utilize desenhos de cada parte da historia na cartolina e peça para a criança recontar a historia utilizando o desenho como referencia, gradativamente vá dificultando as formas em que a criança possa recontar a historia.

Nenhum comentário: