segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Coordenação motora fina

Segundo Lê Boulch (1982, apud teoria e prática em psicomotricidade p. 50) a coordenação motora fina é a organização das reações associadas entre olhos e mão dominante, ela se inicia no primeiro ano e se completa no final da escolaridade primaria.
O trabalho com papel para auxiliar o desenvolvimento da coordenação motora fina dar-se-á da seguinte forma: recortes de revista com o dedo dependendo da idade das crinaças (tiras de papel, quadrados, bolas, triângulos, retângulos, utiliza-los também para colagens), colagens de grãos (em fileiras desenhadas no papel, podem ser pegos com uma pinça, podem ser selecionadas em ordem crescente ou decrescente em relação ao tamanho). Com as tintas podem ser desenvolvidas as seguintes atividades: pintura com os dedos com formas geométricas, pinturas em vidros com pinceis, pinturas de murais da escola, aproveitando muros corredores e sala de aulas, pintura de tecidos.
No trabalho com sucatas podem ser utilizadas figuras geométricas, adequando as atividades ao nível de cada crinça, utilizando barbantes para colagem de papel, construção de maquete: prédio, casas, lojas, carros, usando caixas de remédios vazia construção de brinquedos utilizando potes de iogurtes, caixas, tampas, colas e barbantes.
Brincadeiras infantis, que auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora fina podem ser desenvolvidas a partir do nível de cada criança: bola de gude, teclado do computador, mouse do computador, boliches.
Com bolas pode-se utilizar pinça para manusear a bola de gude sem deixa - lá cair, confeccionar bolinhas de papel crepom ou de argilas e massa de modelar, colocar varias bolas de diferentes tamanhos dentro de uma bacia com água para a criança manipular, proponha também outra atividades com outras formas geométricas.

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